quarta-feira, 20 de junho de 2018

Mulheres da Biblia:Ruth

Ruth a Bisavó Do Rei Davi.
Ruth foi uma mulher que decidiu, em seu coração, ter Deus em sua vida como Senhor mesmo tendo a oportunidade de escolher entre Ele e sua família. Ela era casada mas seu esposo, filho de Noemi, faleceu. Sozinha, ela fez uma decisão: não voltar para os seus familiares mas ficar com a sua sogra a quem ela muito amava. Ela iria para uma terra distante cujo povo tinha como Deus, Aquele que, verdadeiramente, havia criado o céu e a terra.
O que será que Ruth viu em Noemi que estava disposta a deixar sua família e sua cidade para segui-la? Com certeza era algo que nem ela poderia explicar, mas nos sabemos muito bem o que era; a fe de Noemi no Deus de Israel, Ruth via algo na sogra diferente, que a cativava e a fazia sentir prazer de estar perto.
Ruth era jovem, tinha um bom coração e era forte e decidida. Podemos imaginar ambas cansadas, chegando em Belém, e Ruth agradecendo ao Senhor pela beleza da fartura e pela beleza dos campos dourados com o trigo pronto para ser colhido pelos trabalhadores.
Ruth se ajoelha perto da pilha de cevada que ajuntou durante o dia. A noite está caindo nos campos ao redor de Belém, e muitos trabalhadores já se dirigem ao portão da pequena cidade situada no topo de uma serra ali perto. Ruth está com os músculos doloridos depois de um longo dia de trabalho, que começou bem cedo. Ainda assim, ela continua a trabalhar, batendo com uma pequena vara nas hastes para soltar os grãos. Apesar de tudo, o dia foi bom — muito melhor do que ela esperava.
A Bíblia nos diz que Ruth foi ao campo de Boaz para apanhar espigas para o sustento dela e de sua sogra. Ela, ao tomar esta decisão, certamente, repousou no Senhor, sabendo que o Deus que, agora, fazia parte de sua vida, estava dirigindo cada passo seu. A confiança que ela depositava no Senhor, tornava-a forte e sábia para executar os planos dEle em sua vida. E o que Deus queria em sua vida estava acontecendo...
Boaz, que era da família de Elimeleque, esposo de Noemi, viu Ruth pela primeira vez quando colhia o resto do trigo que era permitido ser colhido pelos pobres. A Bíblia diz que ele perguntou a seu moço: “De quem é esta moça? (Rute 2:5) E o moço respondeu: “... Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.” (Rute 2:6)
Boaz conheceu aquela de quem tanto falavam e que, agora, estava diante dele. Sendo ele um homem de boa índole, chamou Ruth e disse: “... Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços que não te molestem?” (Rute 2:8-9) Ruth, então, humildemente, caiu em terra e agradeceu a ele. E, além de tudo isto, ainda ouviu dele palavras que, com certeza, encheram-na de alegria. Ele disse: “O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” (Rute 2:12)
O Senhor estava preparando o futuro de Ruth. Ele estava cuidando daquela que seria a bisavó do rei Davi. Ele estava protegendo aquela que confiava nEle e que repousava na sombra das Suas asas.
Significado do nome Ruth - hebraico; graciosa, atractiva, agradável.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Mulheres da Biblia: Raabe

<
div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">
Raabe era uma prostituta na cidade de Jericó. Por isso, vivia às margens da sociedade, um local para os rejeitados. Sua casa, construída em cima dos muros da cidade, provia tanto alojamento como favores para os viajantes. Era um lugar propício para os israelitas espiões ficarem, pois seriam confundidos com os clientes de Raabe; além disso, a casa de Raabe possuía a localização ideal para uma rápida fuga.
Além de entreter os homens da cidade, Raabe recebia hóspedes das várias caravanas, cujas rotas passavam por Jericó. Homens de todo o Oriente levaram notícias de uma multidão acampada a leste do Jordão. Raabe ouviu histórias maravilhosas sobre os feitos do Deus dos israelitas. Como ele secara o Mar Vermelho, a fim de que pudessem escapar dos feitores de escravos egípcios. Como lhes dera vitória na batalha contra Seom e Ogue, dois reis dos amorreus. Durante quarenta anos, o Deus dos israelitas os havia treinado e fortalecido no deserto. Tais rumores espalharam o terror em Jericó. Josué enviou dois espiões a Jericó a fim de sondar os seus segredos. Os espiões logo descobriram a casa de Raabe, onde ela os escondeu debaixo dos talos de linho que secavam no telhado. Mais tarde, no mesmo dia, Raabe recebeu uma mensagem do rei de Jericó perguntando a ela sobre os espiões que haviam se refugiado em sua casa. - É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram (Js 2.4) – mentiu ela aos mensageiros do rei. – Sendo já escuro eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis (v.5). Tão logo os homens do rei partiram, ela correu para o trabalho e depressa avisou os dois hóspedes: - Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados [...]. Porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Agora, pois, jurai-me vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal cetro de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrarei a nossa vida da morte.
Os homens responderam a esta notável declaração de fé: - A nossa vida responderá pela vossa! – selando, assim, o pacto. Os dois espiões deram rapidamente a Raabe um cordão escarlate, instruindo-a atá-lo na janela do lado da casa construída no muro da cidade. Os israelitas, ao invadir o lugar, veriam o sinal e poupariam a todos os que estivessem dentro da casa. A seguir, Raabe avisou os homens para se esconderem durante três dias nos montes até que seus perseguidores abandonassem a caçada. Com isso, eles saíram pela janela e desceram os muros de Jericó. Josué permaneceu um bom tempo com um sorriso nos lábios, feliz, depois de ouvir os espiões contarem as boas notícias. Agora era a hora de avançar. Reuniu o povo e guiou-o para atravessar o Jordão. Embora o rio estivesse em seu período de cheia, um enorme exército de israelitas atravessou a seco. Deus estava com eles, da mesma forma que os acompanhara quando deixaram o Egito. Só que, desta vez, ninguém os perseguia – Israel se tornara o exército perseguidor, pronto par a batalha! As notícias de que as águas do Jordão abriram ao meio para os israelitas, aterrorizaram os habitantes de Jericó. Raabe ficou observando ansiosamente pela janela, no muro, enquanto os israelitas reuniam-se ao redor da cidade como uma tempestade que cresce a cada momento. Aqueles guerreiros ferozes com seu Deus poderoso lembrariam do cordão escarlate? Pela milésima vez, ela avisou a família, especialmente as crianças, que não dessem sequer um passo fora da casa, para que não morressem. Naquele primeiro dia, Raabe observou sete sacerdotes carregando uma arca e guiando seis mil homens ao redor da cidade. Ela prendeu a respiração, mas nada aconteceu. No dia seguinte, e no outro, e durante mais cindo dias isso continuou. Então, quando o sol estava nascendo no sétimo dia, os homens de Israel marcharam outra vez, rodeando Jericó sete vezes. De repente, ela ouviu a trombeta de chifre de carneiro soar poderosamente, um som alto a ponto de partir uma montanha. Os muros da cidade caíram, e os israelitas entraram impetuosamente. Raabe tentou fechar os ouvidos para abafar o som do tumulto e da desordem lá fora. Quando a batalha de Jericó terminou, Raabe e seus entes queridos haviam sido poupados. Sua fé salvara não só a si mesma, mas também a todos de sua casa do terrível juízo decretado contra a cidade.
SEU CARÁTER : Raabe era inteligente e sábia. Percebeu a aproximação do juízo sobre a cidade onde morava e arquitetou um plano de fuga para ela e par toda a família. No momento em que soube o que Deus fizera para os israelitas, decidiu participar da sorte deles arriscando a vida num ato de fé. SEU SOFRIMENTO : Ver o seu povo destruído e sua cidade demolida. SUA ALEGRIA : Por Deus Ter dado a ela, uma idólatra, uma prostituta, a oportunidade de conhecê-Lo e de pertencer a Seu povo.
Significado do nome Raabe: Hebraico - insolencia, arrogancia, amplidão.

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...