terça-feira, 11 de setembro de 2018

Mulheres da Biblia:Sarah


Sarah era linda, rica e casada com o homem que amava. Mas a vida de Sarah não foi nada fácil, ela teve que atravessar vários desafios.
O primeiro foi deixar a prospera cidade de Ur dos Caldeus, quando de repente Deus diz a Abraão, sai desta terra e vai para a terra que Eu te mostrarei. Mas Sara aceitou o desafio e mostrou sua submissão a Abraão e que estaria com ele em qualquer situação e ainda que as circunstancias não fossem as melhores ela decidiu seguir seu marido e seu Deus.
No início, Abraão e Sarah acharam difícil sustentar a si mesmos, muito menos a uma família, em sua nova terra. Em breve, uma fome na região tornou a vida tão difícil que tiveram de mudar-se para o Egito, onde Abraão, com medo do faraó, sugeriu uma manobra enganosa para salvar sua vida. “Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida”. (Gn 12:11-13) Sarah atendeu ao pedido de Abraão e faraó em breve a acrescentou a seu harém de mulheres bonitas. Pelo privilégio, pagou a Abraão, na moeda de época, certa quantidade de ovelhas, bois, jumentos, camelos e servos. Mas, embora os dois homens parecessem satisfeitos com o acordo, Deus não se agradou disso e começou a atacar a faraó e toda a sua casa com doenças. O rei egípcio chamou Abraão, pedindo que se explicasse. Quando soube a verdade, permitiu que Sarah e Abraão partissem, levando com eles todas as riquezas que haviam adquirido no Egito.
O casal mudou-se, então, outra vez. Vários anos se passaram desde que Abraão e Sarah ouviram a notável promessa de Deus, mas ainda não tinham um filho. Assim, Sarah decidiu resolver o assunto por conta própria. Seguindo uma prática comum no mundo antigo, deu permissão a Abraão para deitar-se com sua serva egípcia, Agar. A escrava de Sarah se tornaria uma mãe substituta para o filho prometido. Ismael nasceu não muito tempo depois, mas a criança só provocou discórdia entre as duas mulheres
Certo dia, o Senhor apareceu a Abraão, enquanto ele estava sentado à entrada da sua tenda. - Sarah, tua mulher, onde está? - Está aí na tenda. Disse então o Senhor: - Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sarah, tua mulher, dará à luz um filho.
Sarah, que estivera escutando de dentro da tenda, riu e disse: - Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda este prazer? Disse, porém, o Senhor a Abraão: - Por que se riu Sarah, dizendo: Será verdade que darei à luz, sendo velha? Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sarah terá um filho. Por ficar com medo, Sarah mentiu e respondeu: - Não me ri. Deus, porém, disse: - Não é bem assim, é certo que riste.
Um ano depois, Sarah deu à luz Isaque, cujo nome significa “riso”. É claro que a mãe de 90 anos compreendeu a brincadeira e exclamou: “Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo” (Gn 21:6) O bom humor de Sarah, porém, durou pouco. Farpas novamente começaram a ser lançadas entre as duas mães e Sarah forçou Agar e Ismael a saírem da casa de Abraão, deixando-os peregrinar no deserto. Embora Deus cuidasse dos dois exilados, sua promessa de uma nova nação e de um libertador para o seu povo seria cumprida através de Isaque
Significado do nome Sarah: hebraico - princesa.

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...