sexta-feira, 22 de maio de 2020

Jeová Jireh (Deus de Provisão)

Continuamos com o estudo sobre o significado dos nomes de Deus. Hoje vamos falar sobre Jeová Jireh ( Deus de Provisão).Gênesis 22:14.

Deus deu a Abraão um filho, chamado Isaque, na sua velhice. Mas um dia, quando Isaque ainda era menino, Deus mandou Abraão sacrificá-lo como holocausto. Por isso, Abraão levou Isaque para um monte e se preparou para matá-lo em sacrifício, para obedecer a Deus…

Na hora em que Abraão ia desferir o golpe fatal, Deus impediu-o. Seu objetivo era testar a dedicação de Abraão, não matar Isaque. Então Abraão viu um carneiro que Deus tinha providenciado e matou-o no lugar de seu filho. Depois ele chamou esse lugar de Jeová Jireh, ou “O Senhor Proverá”.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Jeová Nissi " O Senhor é Minha Bandeira"

Vamos continuar a falar sobre os nomes de Deus e seu significado.

Jeová Nissi - "O Senhor é Minha Bandeira" Êxodo 17:15.

No tempo em que estiveram no deserto, os israelitas entraram em guerra com os amalequitas. Durante a batalha, Moisés ficou com as mãos erguidas, em oração. Enquanto tinha as mãos erguidas, os israelitas venciam mas, se baixasse os braços, começavam a perder. Por isso, quando Moisés ficou cansado (ele já era idoso), ele se sentou e dois homens seguraram em seus braços. Assim, os israelitas foram vitoriosos.

Quando tudo terminou, Moisés construiu um altar e lhe chamou Jeová Nissi, “O Senhor é Minha Bandeira”.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Elohim (Deus no control)


Hoje vamos continuar a falar dos nomes de Deus e seu significado:
O primeiro nome de Deus que aparece na Bíblia é o hebraico Elohim em Gênesis 1:1. Além disso, esse é um dos termos mais utilizado nas Escrituras para se referir ao Deus de Israel,.
Elohim sempre significa o único e verdadeiro Deus, no sentido singular, mas ao mesmo tempo, em sua forma plural, denota toda a plenitude da Divindade.
Elohim quando aplicado ao Deus verdadeiro, expressa toda sua majestade, grandiosidade e plenitude indescritível, que o fazem ser o único Deus genuíno, isto é, “o Deus dos deuses”. Assim, não há qualquer ideia de politeísmo quando essa palavra refere-se a Deus no Antigo Testamento, pois não há outro Deus (Deuteronômio 4:39; Isaías 40:21; 43:10; João 1:1; Colossenses 1:17).
Elohim é tanto plural, significando toda sua plenitude, quanto singular, significando sua unidade e a verdade de que Ele é único Deus.

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...