terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Mulheres da Biblia: A Amada de Cantares de Salomão

Em Cantares de Salomão, encontramos uma mulher apaixonada que sabe que também é amada. Ela nunca é identificada pelo nome. Podemos supor que é uma personagem fictícia ou um símbolo – se não fosse pelo facto do rei Salomão ter sido identificado como seu visitante. Vamos chamá-la de “amada” porque, no poema, ela é sempre vista assim em relação ao seu amado.A amada diz que sua pele está queimada pelo trabalho debaixo do sol, mas as únicas descrições físicas que temos dela são generosamente exageradas. Então, temos de focalizar onde realmente interessa: seu carácter. Precisamos conhecer sua identidade interior.Por todo o poema, a amada está com toda a sua atenção voltada para o amado. Ela pensa nele e fala dele constantemente, o idealiza e louva cada uma de suas características com linguagem extravagante. Ela aprecia totalmente sua atenção e encontra forças no amor dele.Mas ela não nos transmite a impressão de que vive encolhida sob a sombra de seu marido nem que vai se tornar invisível. Não é uma violeta trêmula e indefesa se retraíndo. Tem uma forte precepção de si mesma. Faz planos para a vida que ela e seu marido irão compartilhar. Sabe que é a parceira sexual de que ele precisa e quer. Não tem vergonha de expressar seu desejo por ele (7.12).A amada insiste que seu amado é seu, mas não é excessivamente possessiva. Gosta da apreciação sadia de suas amigas por ele e deseja um compromisso de vida com o amado através de um amor que é mais forte que a morte.Na nossa história, esta mulher, a sulamita, era amorosa e talvez a mais bela de todas as mulheres. Ela teve seus momentos de alegria por viver intensamente um amor tão lindo e apaixonado, e seus momentos de tristeza por estar, algumas vezes separada daquele seu tão grande amor.
O AMADO PARA A SULAMITA A SULAMITA PARA O SEU AMADO 1- "As éguas dos carros de Faraó, te comparo..." (Cantares 1:9). 1- "O meu amado é para mim um ramalhete de mirra" (Cantares 1:13). 2- "... os teus olhos são como os das pombas" (Cantares 1:15). 2- "Como um cacho de chipre nas vinhas de En-Gedi é para mim o meu amado" (Cantares 1:14). 3- "Pomba minha..." (Cantares 2:14). 3- "Qual a macieira ... tal é o meu amado" (Cantares 2:3). 4- "... não desperteis meu amor ..." (Cantares 3:5). 4- "O meu amado é semelhante ao gamo ..." (Cantares 2:9). 5- "Quem é esta ... perfumada de mirra ..." (Cantares 3:6). 5- "O meu amado é cândido ... (Cantares 5:10). 6- "Eis que és formosa amiga minha ..." (Cantares 4:1). 6- "As suas faces são como canteiro de bálsamo ..." (Cantares 5:13). 7- "... o teu cabelo é como o rebanho de cabras" (Cantares 4:1). 7- "Tal é o meu amado, e tal o meu amigo ..." (Cantares 5:16)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...