domingo, 28 de janeiro de 2018

Mulheres da Biblia: Débora

Quando Deus nos apresenta Débora, Ele se refere a ela como "mulher de Lapidote". Ela, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa o que a tornava "mais valiosa que finas jóias" (Pro 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida.
Numa época em que Israel andava aos tropeços e cada homem fazia aquilo que parecia certo aos seus próprios olhos (veja Jz 17.6; Jz 21.25), Deus escolheu uma mulher de grande fé que estava disposta a segui-lo em obediência. As Escrituras dizem que Débora era uma profetisa, significando que Deus lhe falava e ela transmitia Sua Palavra ao povo. Ela era uma juíza, portanto, julgava as pessoas que vinham até ela para resolver suas contendas.
Débora foi chamada pelo Senhor para ser juíza em Israel. A Bíblia em Juízes 4:5 nos diz o seguinte: "... e os filhos de Israel subiam a ela a juízo." Toda a nação a reconhecia como líder e, enquanto julgava os problemas espirituais e materiais do povo, ela também os instruía nas coisas de Deus. E tudo isto ela fazia porque amava o Senhor e O obedecia e servia de todo o coração.
Débora com certeza foi uma mulher à frente do seu tempo. Ela era juíza e profetisa numa época em que as mulheres não eram assim tão valorizadas. A Bíblia nos conta que ela era casada com Lapidote e seu “Tribunal” ficava debaixo de uma palmeira, entre Rama e Betel. Os juízes antigos julgavam as questões do povo junto às portas das cidades ou num lugar público e determinado, e todos iam levar as suas queixas e receber as decisões, que eram inapeláveis
William Wordsworth disse o seguinte: "A sabedoria geralmente está mais perto quando nos curvamos, e não quando elevamos a cabeça." Foi exatamente isto que aconteceu com Débora. Ela foi uma juíza que não buscou a posição de juíza. Foi Deus que a colocou nesta posição e ela a aceitou com muita humildade.
Débora era esposa, mas Deus a colocou num cargo de autoridade até então só exercido por homens, onde ela aconselhava sobre tudo, inclusive, estratégias de Guerra. Julgava e tomava decisões para homens e mulheres. Era mediadora e consultora sobre qualquer assunto. Como ela poderia fazer isso se não fosse uma mulher sábia? E como ela seria considerada uma mulher sábia se não fosse uma boa esposa?
Débora, uma mulher temente ao Senhor, uma mulher segundo o coração de Deus e bela a Seus olhos, além de esposa modelo e de juíza usada por Deus, era também uma profetiza. A profetiza Débora era a mediadora entre Deus e o Seu povo, a porta-voz da Sua Palavra.
Significado do no Débora: hebraico: abelha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...