segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Mulheres da Biblia; Esther

Esther era linda, temia a Deus, ela era forte, corajosa e determinada.
A história contada no livro de Esther se desenrola cerca de 50 anos depois do decreto do Rei Ciro, Rei de Israel, que autorizou os judeus exilados a voltarem para Jerusalém. Mas, o fato de muitos judeus viverem ainda na cidade de Susã, na Pérsia, onde morava Ester, revela que nem todos ficaram interessados em voltar para a Terra Santa. Talvez, esses judeus tenham sido atraídos pela prosperidade e riquezas do Império Persa – o mais cobiçado da época. Se esqueceram das promessas feitas aos seus antepassados pelo próprio Deus e desprezaram a riqueza espiritual que os aguardava em Jerusalém. Porém, mesmo desinteressados das coisas de Deus, o povo Judeu não se esqueceu Dele. Havia ainda temor em seus corações. E Deus, talvez triste por esse povo preferir as riquezas em lugar das suas bênçãos, ainda assim, também não se esqueceu deles
Logo cedo, o Senhor decidiu tirar os seus pais da sua vida. Com a morte deles, ela foi adotada por seu tio Mardoqueu. Ele a educou com muito amor, ensinando-a a amar o seu povo, o povo judeu. O plano de Deus para a vida de Esther já estava dando os primeiros passos. A cada dia, o Senhor cuidava dela, preparando o seu coração, a sua mente e cada detalhe de sua vida. Ela jamais poderia imaginar que, um dia, seria a rainha daquela terra onde ela e o povo judeu eram exilados.
A expectativa das meninas era grande, quem ganharia o concurso de beleza? Quem seria capaz de chegar ao coração do grande Assuero, rei da Pérsia? Esther não podia imaginar que a partir daquele dia sua vida mudaria para sempre, ela estava destinada ao trono. Ninguém imaginou, mas a escolhida foi aquela menininha órfã, criada pelo primo e judia. É verdade que agora ela vivia no palácio com todas as mordomias, mas seu coração não estava nele. Uma trama estava sendo preparada contra os . Ao saber que estava havendo uma conspiração contra o seu povo (Hamã, o homem mais importante depois do rei, por odiar Mardoqueu, preparou uma conspiração contra os judeus) jejuou, orou e arriscou a sua vida comparecendo diante do rei e pedindo a ele por seu povo (comparecer diante do rei sem ser convidada, mesmo sendo sua esposa e rainha, era arriscar a vida). O rei recebeu-a e concedeu o que seu coração tanto desejava. A Palavra de Deus nos diz que o coração do rei está nas mãos do Senhor. Deus, literalmente, mudou o coração do rei e ele recebeu Esther com muita alegria.judeus e Deus precisava entrar em ação, com quem poderia contar?
. Ao saber que estava havendo uma conspiração contra o seu povo (Hamã, o homem mais importante depois do rei, por odiar Mardoqueu, preparou uma conspiração contra os judeus) jejuou, orou e arriscou a sua vida comparecendo diante do rei e pedindo a ele por seu povo (comparecer diante do rei sem ser convidada, mesmo sendo sua esposa e rainha, era arriscar a vida). O rei recebeu-a e concedeu o que seu coração tanto desejava. A Palavra de Deus nos diz que o coração do rei está nas mãos do Senhor. Deus, literalmente, mudou o coração do rei e ele recebeu Esther com muita alegria.
Deus usou Esther para cumprir Seu plano de salvação, como rainha ela era a única pessoa que Deus podia usar para salvar o povo de Israel do extermínio.
Esther: hebraico - Estrela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...