sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Mulheres da Biblia: Eva

Criada pelas mãos de Deus, Eva tinha uma vida perfeita, tudo era paz, alegria, saúde, tranqüilidade. Seu lar era lindo, não tinha falta de nada, era feliz com seu marido, tinham domínio de tudo.
Mas de repente pela sua desobediência á palavra de Deus, seu mundo veio abaixo, sua sentença foi dura. Seu pecado trouxe conseqüências terríveis para ela, seu marido e o mundo.
O homem e a mulher andavam juntos no paraíso, nus e sem qualquer vergonha, à vontade consigo mesmos e com Deus. Nenhuma sombra cobria o Éden, nenhuma desordem, discórdia ou medo.
Certo dia, a serpente falou à mulher : “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?[...] É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gn 3:1-5). Será que poderia mesmo ser como Deus? A dúvida e o desejo a invadiram até que ela não só colheu como também comeu o fruto e o deu ao marido. De repente, a escuridão entrou no Éden. Não procedia do exterior, mas sim do interior, irrompendo, enchendo as almas de sombras, desejos e miséria. A ordem deu lugar à desordem, a harmonia à discórdia, a confiança ao medo.
Em breve ouviram o som do Criador andando pelo jardim e se esconderam. “Onde estás?” perguntou Deus a Adão (v.9). Ele respondeu: “Ouvi a tua voz no jardim e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” (v.10).
O pecado penetrara em seus corações e Deus os baniu do Éden pronunciando juízo primeiro sobre a serpente astuciosa, que tentara a mulher, e em seguida sobre a mulher e o marido. O Senhor acrescentou esta promessa à maldição da serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (v.15). Para a mulher, Deus disse: “Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (v.16). A seguir, Deus advertiu Adão de que, depois de uma vida de trabalho árduo, sua força diminuiria até que seu corpo finalmente voltasse ao pó, do qual Deus o formara.
Signficado do nome: Eva, hebraico, vida, viver, que da a vida. (Gn 3:20).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...