sábado, 10 de março de 2018

Mulheres da Biblia: Filhas de Zelofeade

A situação de Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza, as filhas de Zelofeade, era complicada: O pai havia morrido sem deixar descendentes homens e a lei era clara em relação à sucessão: a regra fundamental era que só os filhos do sexo masculino teriam direito à herança. Agora, órfãs, estavam sujeitas a perder propriedade na Terra Prometida e a depender dos outros para sempre (Nm 27.1-7).
Qual seria, então, o destino delas na divisão das terras diante de uma lei que não as protegia? Como haveriam de solucionar tão grande dificuldade? Sendo mulheres, com todas as limitações impostas pela cultura em que viviam, o que deveriam fazer? Contentar-se? Acovardar-se? Ou crer no poder do Deus justo e Todo-poderoso que vê e ouve o clamor de seu povo? Elas ousaram e clamaram a Moisés, líder do povo, por seus direitos. Ao passo que o próprio Deus instruiu a Moisés com as seguintes palavras: “As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai”.
Macla – que significa confiança.
Noa – Significa: aquela que não se detém, trabalhador incansável, disciplina.
-Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados, equilíbrio.
Milca – Milca significa rainha, autoridade.
Tirza que significa prazer de Deus. Tirza simboliza o prazer, a alegria de viver

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...