terça-feira, 10 de abril de 2018

Mulheres da Biblia: Jael

Pois o Senhor Deus entregará Sísera nas mãos de uma mulher." (Juízes 4:9 ) Assim começa a história de Jael. A frase acima foi dita pela profetiza Débora para Baraque, o comandante do exército israelita. Israel estava em guerra contra Jabim, rei de Canaã, e Sísera era o capitão do seu exército. Quem estava julgando Israel naquele tempo, era uma profeta chamada Débora. Ela chamou Baraque e disse a ele que o Senhor já havia ordenado que separasse dez mil soldados para lutar contra Sísera. Então ele disse que iria a luta se ela fosse com ele. Débora disse: "Está bem! Eu vou com você. Mas você não ficará com as honras da vitória, pois o Senhor Deus entregará Sísera nas mãos de uma mulher." (Juízes 4:19
O cenário era de guerra entre Canaã e Israel. Jael ouvia falar sobre o Deus de Israel e começou a crer Nele. Um dia, o comandante do exército inimigo, Sísera, fugindo da guerra chegou até a tenda de Jael. Esta imediatamente se dispôs em ajudá-lo, dando leite para beber e um lugar para dormir (Juízes 4:16-20). Vendo que Sísera estava muito cansado, pegou uma estaca da tenda e fincou na cabeça do comandante (Juízes 4:21). Assim, ele morreu e foi entregue ao comandante Baraque, que lutava pelo povo de Israel (Juízes 4:22).
Corajosa e sábia Jael não era uma mulher violenta, mas ela sabia quem estava hospedado na sua casa: um homem de guerra que estava lutando contra Israel. Ela não se importou com a brutalidade do seu ato ou da possível cena de horror que causaria, mas queria terminar com aquela guerra e, de alguma forma, ajudar o povo de Deus. Além de corajosa, Jael foi sábia, pois esperou o momento certo para atacar o inimigo. Por ser um homem de guerra, provavelmente ela não ganharia na luta com espada ou corporal, mas esperou ele chegar na sua fraqueza, para atacá-lo e resolver um problema.
Naquele momento Baraque estava seguindo Sísera, e quando chegou perto da tenda de Jael, ela se aproxima dele e o leva para ver que Sísera estava morto. Quando Israel venceu Jabim, rei de Canaã, Débora começou a cantar e a festejar com o povo. E uma parte da canção dizia: "Bendita seja sobre as mulheres Jael, mulher de Heber." (Juízes 5:24) Ela foi tida como abençoada, pois através dela, o Senhor entregou nas mãos de Israel o capitão do inimigo. Na curta história desta mulher, vemos duas características importantes: 1) Lealdade - Isto era algo que ela tinha, mesmo sendo seu marido amigo do inimigo. 2) Coragem - Outra coisa que sobressai nesta mulher é a coragem. Mesmo no meio da guerra, permitiu a entrada do inimigo para destruí-lo.
Jael, significava "cabra selvagem ou montês".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...