quinta-feira, 24 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Noemi


Noemi - nome hebraico, significa amàvel.
No capítulo 1 de Rute lemos que “um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos” (v. 1). O homem se chamava Elimeleque e era esposo de Noemi. Ele partiu de Belém com ela e seus dois filhos: Malom e Quiliom.Elimeleque e sua família deixaram a terra de Belém e foram para Moabe em virtude de uma severa fome que assolava a terra. Em Moabe, Elimeleque morreu pouco tempo depois da chegada (v. 3). Seus dois filhos tomaram como esposas duas moabitas: Orfa e Rute. Dez anos após a morte de Elimeleque, Malom e Quiliom também faleceram, deixando, assim, Noemi, Orfa e Rute completamente desamparadas. Ouvindo que em Belém já havia pão novamente, Noemi se dispõe a retornar para Belém .. Ela agora era uma mulher viúva, sem filhos, pobre e idosa. Noemi se encontrava irada contra Deus,.Sua amargura fez com que aconselhasse suas noras a retornarem aos seus falsos deuses moabitas: “Voltai, minhas filhas! Por que irieis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos? Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão” (vv. 11-13). após a sua chegada a Belém: “Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido.
Noemi, após seu retorno para Belém, começa a provar das doces manifestações da graça do Senhor. Primeiro, através do suprimento das suas necessidades. Deus guiou cada passo de Rute ao campo de Boaz. A mão de Deus está nos bastidores, guiando as vidas de Rute e Noemi. Isso mostra como graça é também estendida
a Noemi, por ter ela sido participante de tudo o que Rute colheu ali: “Esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada. Tomou-o e veio à cidade; e viu sua sogra o que havia apanhado; também o que lhe sobejara depois de fartar-se tirou e deu a sua sogra” (2.17-18). Noemi começa, então, a reconhecer a boa mão de Deus naquele acontecimento: “Então, Noemi disse a sua nora: Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...