sábado, 3 de novembro de 2018

Mulheres da Biblia: Jesabel


Jezabel é a vilã da Bíblia, a rainha má, a definição do mal. Jezabel (também Jezebel) foi uma princesa fenícia casada com Acabe rei de Israel . O significado do nome Jesabel ou Jezebel é “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”. Jezabel era filha do rei dos Sidónios Etbaal, tendo o seu casamento com Acabe sido o resultado de uma aliança que tinha como objetivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. A Bíblia nos diz que o rei Acabe fez muito mal aos olhos do Senhor, mais do que seus antecessores e isso graças à má influência de Jezabel. Esta mulher introduziu o culto a Baal e Aserá em Israel, influenciou o marido e todas as pessoas a abandonarem o verdadeiro Deus e começarem a adorar os ídolos.
Sua vida é mostrada no Livro de Reis como a esposa do Rei de Israel, Acab, que se mostrou promíscuo e fraco, deixando-se dominar pela mulher de forte personalidade feminina. Jezabel era sacerdotisa dominadora e potencialmente religiosa e se denominava porta-voz de Deus. Isso a categorizava como profetisa. Ao contrair matrimônio com o Rei de Israel, ela passou a ditar as ordens de acordo com o que acreditava ser a verdade. Como mística, ela passou a ser considerada sacerdotisa e ensinadora. Teve, com o Rei Acab, três filhos. Ela era profundamente devota a seus deuses, então mandou matar quase todos os profetas de Deus e instituiu 450 profetas de Baal e perseguiu o profeta Elias. Foi, uma mulher manipuladora, dominadora, sem escrúpulos, que não hesitou em matar qualquer um que atravessasse seu caminho. Ela liderava seu marido, deixando-o fraco, infantil e caprichoso. Essa mulher fez tanto mal ao povo de Deus que teve uma das mortes mais horríveis descritas na Escritura. Mulher determinada e independente, Jezabel não olhava os meios para conquistar os seus objetivos. Acabe desejava a vinha de Nabot, contígua ao palácio de Jezrael, mas este recusou-se a vendê-la. Sabendo disto, Jezabel envolveu-se na questão, enviando cartas em nome de Acabe aos chefes de Jezrael. O conteúdo das cartas ordenava a detenção de Nabot por blasfêmia contra Deus e contra o rei e a execução deste por apedrejamento sob denúncia de duas falsas testemunhas. Segundo a lei da época, a propriedade de alguém que tivesse cometido estas ações passaria para o rei. Nabot foi executado e Jezabel presenteou o marido com a vinha. Quando Elias soube desta ação profetizou que "os cães devorariam Jezabel e seus parentes no campo de Jezrael, e seus restos mortais seriam espalhados como esterco. Assim ninguém poderá dizer que esta era Jezabel". Um comandante chamado Jeú liderou uma revolta contra a família real, na qual matou o filho de Jezabel, Jorão. Quando Jezabel soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça, desafiando Jeú da janela do palácio. Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela (defenestração): Jezabel morreu, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha, exatamente como Elias profetizou. Depois de ter feito uma refeição no palácio, Jeú ordenou que Jezabel fosse sepultada, dado que se tratava da filha de um rei. De acordo com o Segundo Livro de Reis, os servos do palácio apenas encontraram o crânio e os ossos dos pés e as mãos da rainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...