quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
Mulheres da Biblia: Atália - A Rainha má
Atália, era filha de Acabe, Rei de Israel e de Jezabel. Casou com Jeorão, Rei de Judá, filho de Josafá. Com este casamento, procurou-se por fim aos conflitos e conseguir uma União Dinástica entre os reinos de Israel Setentrional e de Judá. Ela tornou-se regente do Reino de Judá durante seis anos, sucedendo após a morte de seu filho, Acazias.
Atália terá governado entre anos 842 e 837 a.C.
Na realidade, Atália não foi uma rainha do Reino de Judá, mas uma Regente do Reino. O texto bíblico deixa bem claro que ela não foi contada como uma rainha. Promovia o culto de Baal, da mesma forma que Jezabel, sua mãe, havia feito anteriormente no Reino de Israel Setentrional. Esta atitude fez com que Atália fosse odiada pelo povo e pelos sacerdotes. Por alguns anos antes, os profetas Elias e Eliseu já anunciavam o fim da Casa Real de Acabe.
Num acto de vingança contra a execução de toda a Casa Real de Acabe, Atália mandou assassinar todos os membros da Casa Real de David e assumiu o trono de Judá. Mas, Jeoseba, filha de Jorão de Judá, falecido marido de Atália, escondeu o herdeiro do trono Jeoás, filho de Acazias, que tinha um ano de idade. Ele foi criado em segredo no Templo de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote Joiadá e por sua mulher. Quando Joás tinha sete anos, Joiadá elaborou um plano para coroá-lo como rei no Templo de Jerusalém, com a protecção dos guardas reais.
Quando Atália percebeu o acontecido, foi ao Templo na tentativa de impedir a rebelião, mas acabou sendo executada no portão dos cavalos junto ao Palácio Real, por ordem do Sumo Sacerdote Joiadá. Depois disso, é destruído o templo de Baal e seu altar. Atália foi a última representante da Dinastia de Onri. (II Reis 11:1-20; II Crônicas 22:1–23:21).
Atalia foi criada num lar onde a mãe (JEZABEL) exercia forte influência sobre o pai; mulher de desígnios mais firmes do que o próprio marido (ACABE) manipuladora, sem escrúpulos, no uso daquele poder que o rei deveria conservar nas suas próprias mãos. Não devemos desprezar o fato de Jezabel ter sido em seu todo uma rainha notável e inteligente, mas usada para o mal.
Atalia herdou da mãe inteligência e capacidade para governar, mas herdou também o instinto assassino.
Essa mulher foi alimentada dia a dia pelo ódio, vaidade, ganância e sede de vingança e criou toda estratégia para seu plano de conquistar ao trono de Judá, não poupou seus próprios netos. O poder para ela era TUDO, e foi por exercer cruelmente que a maldição da profecia caiu sobre ela. Jéu foi seu implacável executor, a profecia foi cumprida (1Rs 21,23).
Signficado do nome Atália - Hebraico,Deus é exaltado, brilhante.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Restaurando Muralhas
Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...
-
Davi está fugindo de seu filho Absalão. Há dois espiões de Davi, Jônatas e Aimaás, que perseguidos, se escondem numa aldeia chamada Baurim...
-
Abi era filha de Zacarias, o profeta que recebeu visões de Deus, e foi uma das testemunhas utilizadas por Isaías (Isaías 18: 2). Ela tamb...
A Bíblia não informa que atalia não foi contada como rainha , mas que ela reinou.2cronicas 22.12
ResponderEliminar