quarta-feira, 30 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Rebeca


Rebeca era uma encantadora mulher solteira e tinha grandes qualidades que chamavam a atenção de Deus Ela era virgem, se manteve pura esperando o homem que Deus tinha preparado para ela e não era amargada nem andava choramingando pelos cantos porque estava solteira, tampouco insinuando para os homens. Em lugar disso era muito dedicada, hospitaleira, prestativa e gostava de servir a todos
"E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor" (Gênesis 24:12-14).
Esta foi a oração do servo de Abraão, Eliezer, quando já se encontrava nos arredores da cidade de Naor. Esta era uma oração de quem estava necessitando da ajuda de Deus. Era uma oração onde ele não pedia que o Senhor mostrasse a ele uma mulher perfeita, bonita mas uma mulher que fosse piedosa e que Ele (Deus) estivesse preparando para Isaque, filho do seu senhor Abraão.
foi o que aconteceu. Chegando à cidade de Naor, o servo se ajoelhou e orou pedindo a Deus um sinal daquela que seria a mulher ideal para Isaque (Gênesis 24:12-14). E, antes mesmo que ele terminasse de falar com Deus, apareceu Rebeca, e ela agiu conforme o sinal que o servo pediu a Deus (Gênesis 24:15-21). Rebeca agiu exatamente como Eliézer esperava: oferecendo água a ele e aos camelos que trazia consigo. Era o sinal dos céus de que precisava!
Casaram e começaram a desejar filhos. Mas ela era estéril, fato que não os desanimou porque conheciam o Deus a quem serviam (Gênesis 25:21). Somente depois de 20 anos, Deus concedeu a ela o que tanto pediu: ela pôde conceber e ter os gêmeos Esaú e Jacó.
Significado do nome Rebeca: hebraico; corda com laço, que cativa, aquela cuja beleza prende os homens, cuja beleza alegra a alma.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Raquel

Enquanto Jacó ainda lhes falava, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era uma pastora. Génessis 29:9, E uma das mulheres mais importantes da Bíblia, cuja história aparece no Antigo Testamento, no primeiro livro, livro do Gênesis. Foi a esposa de Jacó, o pai dos 12 filhos que formam as 12 tribos de Israel.
Jacó fugiu do seu irmão Esaú e se estabeleceu na casa do seu tio. Desde quando viu gostou de Raquel e para casar-se com ela trabalhou 7 anos com o tio. Mas este lhe deu a irmã de Raquel, Lia, que era mais velha. Por isso trabalhou outros 7 anos e então casou-se com Raquel. Raquel teve dois filhos: José e Benjamim.
O nome Raquel vem da palavra hebraica "rahel", que significa "ovelhinha" ou também "ovelha de Deus".

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Priscila


Priscila uma mulher que não se prendia ao que possuía, mas queria dividir com todos. Fazia de sua casa um local de trabalho, hospitalidade e ministério. Priscila era esposa de Áquila, e foi uma das primeiras divulgadoras do Evangelho em Roma. Ao lado do marido, Áquila, seguiu de perto os passos do Apóstolo Paulo.Formavam um casal considerado exemplar, por fazerem todas as coisas juntos e em harmonia Atos 18:1. O casal era amigo de Paulo de Tarso e faziam cultos em sua casa. Os dois são elogiados na Bíblia por mostrarem excelentes obras cristãs e hospitalidade, não só para com as pessoas em geral, mas também para com a comunidade cristã onde moravam, por realizarem as reuniões cristãs em sua casa, tanto em Roma como em Éfeso. Foram expulsos de Roma devido ao decreto do imperador romano Cláudio por volta do ano 49 ou 50. Mudaram-se para Corinto (Grécia). Paulo morou ali com eles por cerca de 18 meses, sendo que todos trabalhavam fabricando tendas. Viajaram com Paulo até Éfeso, permanecendo ali por algum tempo. Retornaram a Roma por certo tempo (Romanos 16:3-5) e, mais tarde, viajaram de volta a Éfeso. O contacto pessoal com Paulo estendeu-se desde cerca de 50 até à morte do apóstolo uns 15 anos depois. Menciona-se que, durante tal associação, eles arriscaram sua própria vida, pela vida de Paulo.O texto de Romanos 16:3-5 fala-nos sobre o relacionamento de Paulo com Priscila e Áquila. “Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as Igrejas dos gentios. Saudai também a Igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo.”
Significado do nome Priscila: antiga,arcaica,do passado velha Actos 18:2.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Noemi


Noemi - nome hebraico, significa amàvel.
No capítulo 1 de Rute lemos que “um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos” (v. 1). O homem se chamava Elimeleque e era esposo de Noemi. Ele partiu de Belém com ela e seus dois filhos: Malom e Quiliom.Elimeleque e sua família deixaram a terra de Belém e foram para Moabe em virtude de uma severa fome que assolava a terra. Em Moabe, Elimeleque morreu pouco tempo depois da chegada (v. 3). Seus dois filhos tomaram como esposas duas moabitas: Orfa e Rute. Dez anos após a morte de Elimeleque, Malom e Quiliom também faleceram, deixando, assim, Noemi, Orfa e Rute completamente desamparadas. Ouvindo que em Belém já havia pão novamente, Noemi se dispõe a retornar para Belém .. Ela agora era uma mulher viúva, sem filhos, pobre e idosa. Noemi se encontrava irada contra Deus,.Sua amargura fez com que aconselhasse suas noras a retornarem aos seus falsos deuses moabitas: “Voltai, minhas filhas! Por que irieis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos? Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão” (vv. 11-13). após a sua chegada a Belém: “Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido.
Noemi, após seu retorno para Belém, começa a provar das doces manifestações da graça do Senhor. Primeiro, através do suprimento das suas necessidades. Deus guiou cada passo de Rute ao campo de Boaz. A mão de Deus está nos bastidores, guiando as vidas de Rute e Noemi. Isso mostra como graça é também estendida
a Noemi, por ter ela sido participante de tudo o que Rute colheu ali: “Esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada. Tomou-o e veio à cidade; e viu sua sogra o que havia apanhado; também o que lhe sobejara depois de fartar-se tirou e deu a sua sogra” (2.17-18). Noemi começa, então, a reconhecer a boa mão de Deus naquele acontecimento: “Então, Noemi disse a sua nora: Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos”

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Mulher Virtuosa


Uma mulher virtuosa é uma mulher abençoada, que vive de acordo com os princípios e a vontade de Deus.
Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Provérbios 31:10-20

terça-feira, 22 de maio de 2018

Águas Purificadoras - Diante do Trono

Águas Purificadoras COMPLETA -Canção & Espontaneo

Mulheres da Biblia: Mulher Samaritana

“Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la”. (João 4.7-15
O POÇO DE JACÓ... Este é o ponto central onde ocorre o encontro de Jesus com a Samaritana. O poço de Jacó está localizado perto do caminho que vai de Jerusalém a Naplusa.
Jesus que vinha de Jerusalém, onde a rivalidade com os fariseus se fazia muito forte, fez uma retirada pontual, partindo para a Galiléia, ao norte do país. O mestre percorreria cerca de 175km para chegar ao seu destino. Um Judeu a caminho da Galiléia, costumava dar uma considerável volta, para evitar ataques que lhe reservavam os samaritanos. Mas Jesus muda o seu trajeto e chega, com seus discípulos, ao poço que há muitos séculos, Jacó tinha dado a José, seu filho.
Era hora sexta, por volta de meio-dia, quando o mestre inicia o diálogo com a mulher samaritana. ao meio-dia não era o horário normal de retirar água do poço de Jacó, naquela região. O clima quente e seco, o sol no explendor de sua força, fazia com que as mulheres buscassem água em outra hora. Percebemos que aquela mulher, tinha uma vida moralmente duvidável. Ela era mal vista pela comunidade samaritana e evitada por outras mulheres. Era um mau exemplo naquela sociedade, era uma pecadora.
Assim a Mulher Samaritana veio em uma hora em que as outras estariam preparando o almoço, cuidando de suas famílias, podendo assim evitá-las. Ela sofria preconceito por ser mulher, discriminação dos Judeus por ser samaritana e dentro da própria comunidade, por ser considerada uma pecadora imoral. A Mulher Samaritana só não sabia que aquele quem falava com ela não discriminava a ninguém e nem fazia acepção de pessoas. E Jesus estava ali, oferecendo da água viva.
Quando Jesus oferece da "água viva" ele falava do que é espiritual, entretanto a mulher samaritana ainda sem compreender, pensava na materialidade das palavras. "Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?" João 4:11. Água viva que a samaritana conhecia era aquela que estava no mais profundo do poço, que era tirada diretamente da fonte. "Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna". João 4:13-14
Disse-lhe a mulher: "Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la". João 4:15. A samaritana novamente pensa no material e pensa na comodidade. Era cômodo não precisar mais voltar a retirar água do poço. Mas o grande mestre não estava a anunciar um evangelho de comodidades materiais e passageiras. Jesus pregava o verdadeiro e único evangelho, a fonte que jorra para a vida eterna. Jesus completa então com a revelação da vida que a mulher samaritana levava. Queria mostrá-la que ele tinha a água para saciar a sede que ela possuía. Sede esta que a fez procurar saciar-se em vários relacionamentos fracassados. Era uma busca que nem ela mesmo tinha consciência. Esta busca terminou no dia em que encontrou com o mestre e pôde beber da verdadeira água viva.
A samaritana voltou à cidade com sua fonte interior cheia, completa, saciada, jorrando água viva. Não pode se conter e anunciou aos homens que conhecia. Eles foram imediatamente ter com Jesus. E creram e também saciaram a sua sede de salvação.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Mulher Pecadora


E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora". (Lucas 7.36-38
A pecadora que ungiu os pés de Jesus com o puro nardo, um óleo perfumado de altíssimo valor, guardado em um vaso especial, o vaso de alabastro. O vaso de alabastro era produzido com um tipo de pedra frágil, transparente, que pode ser facilmente polida ou esculpida. Ela era muito usada para substituir o vidro. Os frascos com perfume de alabastro eram selados e descartáveis. Eram quebrados ao abrir e jogados fora quando ficavam vazios.
Jesus foi convidado por Simão, um fariseu, para comer em sua casa. Simão queria conhecer melhor a Jesus. Queria ver de perto este personagem que sua fama se espalhava por onde passava. E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa." Lucas 7:36 Jesus vinha de longas peregrinações pela palestina, estradas secas, pedregosas e empoeiradas. O Mestre entra na casa de Simão e é recebido com desconfiança e frieza. Jesus toma o seu lugar à mesa. Eles ficavam meio sentados e meio encostados. As pernas e a parte inferior do corpo ficavam estendidas sobre um sofá, enquanto a parte superior do corpo ficava ligeiramente elevada e sustentada pelo cotovelo esquerdo, que repousava sobre um almofadão. O braço direito e a mão direita ficavam livres para movimentar-se e pegar o alimento. A mesa era bastante baixa e próxima a cabeça. Os pés dos convidados ficavam fora dos sofás.
E eis que de repente entra uma mulher na sala do banquete. Logo foi reconhecida por todos como uma pecadora que vivia na região. Uma mulher imoral. Aquela de quem as pessoas comentavam, cochichavam aos ouvidos quando se aproximava. Era discriminada. Ninguém queria a sua companhia ou amizade. Ninguém queria ser visto conversando com ela, muito menos teria coragem de tocá-la, "sob o risco de ser contagiado por seus pecados"! Era o pensamento religioso da época. A pecadora trazia um vaso de alabastro, com um bálsamo suave, que desejava ungir os santos pés de Jesus, que estavam descalços porque, segundo o costume oriental, as sandálias ficavam na entrada da casa.
Ela, sem se importar com a reprovação dos olhares dos convidados, teve grande coragem e se aproxima de Jesus, na frente da multidão que conhecia as suas ofensas. E quando se prostra com o bálsamo puro nardo, se depara com os pés do salvador. Jesus, pés descalços, pés empoeirados, cheios de marcas dos caminhos que passara. Quanta simplicidade! Ela não resistiu ver o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, na apresentação de tão humilde servo. Um servo obediente, que estava ali sem reclamar da frieza com que fora recebido. A pecadora imediatamente, tomada de grande emoção, não pôde se conter, num soluço, derrama lágrimas sobre os pés do mestre, com água que vinha de sua alma, os começa a lavar e os enxuga com seus cabelos.
"E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos." Lucas 7:44"Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento." Lucas 7:45-46

A MULHER CANANÉIA MATEUS 15. 21-28

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Mulher Cananeia


“E eis que uma mulher Cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã”. (Mateus 15. 22-28
Aquela mulher era gentia e para os judeus os gentios eram considerados tão “imundos” que, por vezes, eram chamados de “cães”. O diálogo de Jesus com a mulher Cananéia, ao contrário do que parece tem o intuito de fortalecer a fé dela, para que assim o milagre pudesse acontecer. Assim a Cananéia ao falar com Jesus, primeiro arriscou sua própria vida, pois era uma gentia e segundo por ser mulher, pois não era do costume das mulheres “de bem” falarem com os homens em público, mesmo que fosse o seu próprio marido, já as mulheres que falavam eram vistas como prostitutas, pecadoras e impuras, qual não deveria dar o mínimo de ouvido e se necessário procurar uma punição por sua ação descometida.
Mesmo assim, Jesus permaneceu calado, já seus discípulos se sentiam incomodados por aquela mulher que persistia com paciência para receber aquilo que viria buscar.
Simplesmente ela se colocou diante de Jesus, sem nenhum argumento e abriu o seu coração clamando por ajuda. Jesus então incitou o seu coração para fomentar uma fé genuína e sem restrições religiosas. E não a menosprezando, daí usar o termo no original “cachorrinho de estimação”, dizendo que não podia dar o melhor aos cachorrinhos e sim aos filhos. Ela em sua resposta: “porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos” reconheceu sua pequenez, não por ser uma gentia, como incialmente aparentava, nem por ser uma impura, como os religiosos a rotulavam, mas reconheceu sua incapacidade humana para salvar sua vida e de sua filha, e no mesmo tempo entendeu que apenas as migalhas de Deus, do Messias era suficiente para curar e salvar sua filha. Então Jesus se alegrou com o entendimento daquela mulher, que ela necessitava crer sem nenhuma restrição, por isso não só curou sua filha, mas salvou aquela mulher da religiosidade discriminatória dos Judeus.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Marta e Maria


Betânia era uma cidadezinha, ou melhor, um povoado, bem perto de Jerusalém. O Senhor ia sempre lá porque havia uma casa aberta para Ele. Ali Jesus passou os últimos momentos de tranquilidade e paz de Sua vida, ao lado de Seus grandes amigos: Marta, Maria e Lázaro.
«Quando iam de caminho, entrou ele em uma aldeia; e uma mulher chamada Marta hospedou-o. Esta tinha uma irmã chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, ouvia o seu ensino. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e chegando-se, disse: Senhor, a ti não se te dá que minha irmã me tenha deixado só a servir? manda-lhe, pois, que me ajude. Mas respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes uma só. Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada.» (Lucas 10:38-42)
Marta, aramaica, senhora. Maria, forma grego-latino de Miriam ou Miriã, senhora, soberana.

Mulheres da Biblia: Mical


A Que Amou E Desprezou O Rei Davi.
Mical era filha de Saul e foi a primeira esposa de Davi. Ela o amava. Não sabemos como exatamente eles se conheceram, mas, em 1 Samuel 18 a Bíblia nos conta que Saul, sabendo do amor de Mical por Davi, a ofereceu em casamento em troca da morte de 100 filisteus (na verdade o plano do rei era que Davi fosse morto nessa empreitada). Davi cumpriu a determinação e fez ainda mais: matou não apenas 100, mas 200 filisteus – e fez isso antes do prazo dado pelo rei. E então tornou-se genro de Saul.
Ao lermos 1 Samuel, a partir do capítulo 19, vemos que o rei Saul planejava matar Davi. Ele começou a perceber que o Senhor estava com Davi e que sua filha, Mical, amava o marido. O ciúme começou a tomar conta da sua vida. Em 1 Samuel 19:11, a Bíblia nos diz: "Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem, e o matassem pela manhã..."
Mical soube do plano de seu pai e, como uma esposa que, depois do Senhor, colocava seu marido em primeiro lugar em sua vida, avisou a Davi e o ajudou num plano de fuga eficaz. A Bíblia nos diz que "Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou" (1Sa 19:12). Ela ficou debruçada na janela a observar aquele homem, que ela tanto amava, fugir para que a sua vida fosse salva. Ela sabia que seu pai jamais o pegaria, pois ela havia se casado com o homem... 1- que matara o gigante Golias; 2- que foi posto à prova a fim de poder casar com ela, tendo que matar cem filisteus mas, na verdade, matou duzentos. Davi era um homem segundo o coração de Deus. O Senhor estava com ele em todos os momentos de sua vida. Mical havia se casado com um homem íntegro que respeitava e amava o seu pai, o rei Saul. O rei queria matá-lo, era seu inimigo, mas ele, Davi, numa certa ocasião, podendo matá-lo disse: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor" (1Sa 24:6).
Mical tinha Davi como a pessoa mais importante de sua vida, pois ela o admirava e o amava. Ela o salvou da morte, porém, quando Davi já era rei, aconteceu algo que mudou o cenário da sua vida. Os personagens eram os mesmos (Mical e Davi), a cena era a mesma (Mical junto à janela), contudo, agora, o coração dela já não era o mesmo. Antes, ela tinha um coração cheio de amor e respeito pelo marido. Agora, o seu coração o desprezava. Ela se encontrava junto à janela e observava Davi que entrava em Jerusalém com a arca da aliança, pulando e dançando. Ela não gostou do que estava vendo. Ela o achou ridículo e o desprezou. Aquele mesmo coração que, junto à janela, o amou e o salvou da morte, agora, junto à mesma janela, o estava desprezando. Mical tinha traumas e feridas em seu coração. Afinal de contas, ela foi usada por seu pai para montar uma armadilha contra o homem que amava. Depois, quando ele fugiu e ela se recusou a ir junto, foi entregue como esposa para outro. E passados sete anos, foi tirada desse marido para ficar de novo com Davi. Traumas não resolvidos e emoções feridas tiraram o brilho de Mical. E mais do que isso: lhe trouxeram cegueira espiritual. Ela já não via Davi como um homem escolhido por Deus para reinar e não compreendia a alegria da presença do Senhor. Mical sentia-se como um joguete nas mãos dos dois homens da sua vida - Davi, seu marido e o rei Saul, seu pai. Seu pai obrigou-a a casar-se com outro homem e Davi, depois da morte de Saul, recebeu-a das mãos de um dos seus irmãos, para tornar ainda mais legítimo o seu reinado. Ela era princesa e, agora, foi transformada em rainha. Mical era rainha mas o seu coração não estava correto diante de Deus. Mical não estava em comunhão com o Senhor. Ela deixou que as tribulações de sua vida fossem transformadas na amargura que já fazia morada em seu coração Aqui estava ela, uma mulher que decidiu ter uma alma amargurada e que desprezava a verdadeira adoração ao Senhor. Ali estava Davi, o homem segundo o coração de Deus que, dando pulos de alegria, fazia a verdadeira adoração ao Senhor.
Significado do nome : Mical - hebraico, quem é como Deus.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Mulheres da Biblia: Maria Madalena


Maria Madalena era uma mulher de quem Jesus expulsou sete demônios (Lucas 8:2)
Antes de conhecer ao Senhor, ela tinha uma vida miserável. Morava numa cidade que ficava a oeste da Galiléia, chamada Magdala. Ela não era uma mulher feliz, nem se parecia com as outras mulheres que moravam ali. Ela era uma mulher possuída por vários demônios. Apesar desta vida de sofrimento e pesadelos, ela, um certo dia, ouviu a voz dAquele que iria tirá-la para sempre do mundo das trevas e colocá-la no mundo da luz. Jesus libertou-a daqueles demônios que a atormentavam e dominavam e a transformou numa nova criatura...
Maria Madalena também é frequentemente associada com a mulher que Jesus salvou da lapidação depois de ter sido pega em adultério (João 8:1-11
Maria Madalena testemunhou a maior parte dos eventos em torno da crucificação. Ela esteve presente no julgamento simulado de Jesus; ouviu Pôncio Pilatos pronunciar a sentença de morte; e presenciou Jesus sendo espancado e humilhado pela multidão. Ela foi uma das mulheres que estava perto de Jesus durante a crucificação para tentar confortá-lo
A primeira testemunha da ressurreição de Jesus, ela foi enviada por Ele para dizer aos outros (João 20: 11-18)
Significado do nome Madalena: hebraico, natural de Magadã, da cidade de torres.

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...