quarta-feira, 30 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Rebeca
segunda-feira, 28 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Raquel
Enquanto Jacó ainda lhes falava, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era uma pastora. Génessis 29:9,
E uma das mulheres mais importantes da Bíblia, cuja história aparece no Antigo Testamento, no primeiro livro, livro do Gênesis. Foi a esposa de Jacó, o pai dos 12 filhos que formam as 12 tribos de Israel.
Jacó fugiu do seu irmão Esaú e se estabeleceu na casa do seu tio. Desde quando viu gostou de Raquel e para casar-se com ela trabalhou 7 anos com o tio. Mas este lhe deu a irmã de Raquel, Lia, que era mais velha. Por isso trabalhou outros 7 anos e então casou-se com Raquel. Raquel teve dois filhos: José e Benjamim.
O nome Raquel vem da palavra hebraica "rahel", que significa "ovelhinha" ou também "ovelha de Deus".
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Priscila
quinta-feira, 24 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Noemi
quarta-feira, 23 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Mulher Virtuosa
terça-feira, 22 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Mulher Samaritana
“Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la”. (João 4.7-15
O POÇO DE JACÓ...
Este é o ponto central onde ocorre o encontro de Jesus com a Samaritana. O poço de Jacó está localizado perto do caminho que vai de Jerusalém a Naplusa.
Jesus que vinha de Jerusalém, onde a rivalidade com os fariseus se fazia muito forte, fez uma retirada pontual, partindo para a Galiléia, ao norte do país. O mestre percorreria cerca de 175km para chegar ao seu destino.
Um Judeu a caminho da Galiléia, costumava dar uma considerável volta, para evitar ataques que lhe reservavam os samaritanos. Mas Jesus muda o seu trajeto e chega, com seus discípulos, ao poço que há muitos séculos, Jacó tinha dado a José, seu filho.
Era hora sexta, por volta de meio-dia, quando o mestre inicia o diálogo com a mulher samaritana.
ao meio-dia não era o horário normal de retirar água do poço de Jacó, naquela região. O clima quente e seco, o sol no explendor de sua força, fazia com que as mulheres buscassem água em outra hora.
Percebemos que aquela mulher, tinha uma vida moralmente duvidável. Ela era mal vista pela comunidade samaritana e evitada por outras mulheres. Era um mau exemplo naquela sociedade, era uma pecadora.
Assim a Mulher Samaritana veio em uma hora em que as outras estariam preparando o almoço, cuidando de suas famílias, podendo assim evitá-las.
Ela sofria preconceito por ser mulher, discriminação dos Judeus por ser samaritana e dentro da própria comunidade, por ser considerada uma pecadora imoral.
A Mulher Samaritana só não sabia que aquele quem falava com ela não discriminava a ninguém e nem fazia acepção de pessoas. E Jesus estava ali, oferecendo da água viva.
Quando Jesus oferece da "água viva" ele falava do que é espiritual, entretanto a mulher samaritana ainda sem compreender, pensava na materialidade das palavras. "Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?" João 4:11.
Água viva que a samaritana conhecia era aquela que estava no mais profundo do poço, que era tirada diretamente da fonte.
"Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna".
João 4:13-14
Disse-lhe a mulher: "Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la". João 4:15. A samaritana novamente pensa no material e pensa na comodidade. Era cômodo não precisar mais voltar a retirar água do poço.
Mas o grande mestre não estava a anunciar um evangelho de comodidades materiais e passageiras. Jesus pregava o verdadeiro e único evangelho, a fonte que jorra para a vida eterna.
Jesus completa então com a revelação da vida que a mulher samaritana levava. Queria mostrá-la que ele tinha a água para saciar a sede que ela possuía. Sede esta que a fez procurar saciar-se em vários relacionamentos fracassados.
Era uma busca que nem ela mesmo tinha consciência.
Esta busca terminou no dia em que encontrou com o mestre e pôde beber da verdadeira água viva.
A samaritana voltou à cidade com sua fonte interior cheia, completa, saciada, jorrando água viva. Não pode se conter e anunciou aos homens que conhecia. Eles foram imediatamente ter com Jesus. E creram e também saciaram a sua sede de salvação.
quinta-feira, 17 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Mulher Pecadora
quarta-feira, 16 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Mulher Cananeia
sexta-feira, 11 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Marta e Maria
Mulheres da Biblia: Mical
quinta-feira, 10 de maio de 2018
Mulheres da Biblia: Maria Madalena
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Restaurando Muralhas
Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...
-
Davi está fugindo de seu filho Absalão. Há dois espiões de Davi, Jônatas e Aimaás, que perseguidos, se escondem numa aldeia chamada Baurim...
-
Abi era filha de Zacarias, o profeta que recebeu visões de Deus, e foi uma das testemunhas utilizadas por Isaías (Isaías 18: 2). Ela tamb...