A Que Amou E Desprezou O Rei Davi.
Mical era filha de Saul e foi a primeira esposa de Davi. Ela o amava. Não sabemos como exatamente eles se conheceram, mas, em 1 Samuel 18 a Bíblia nos conta que Saul, sabendo do amor de Mical por Davi, a ofereceu em casamento em troca da morte de 100 filisteus (na verdade o plano do rei era que Davi fosse morto nessa empreitada). Davi cumpriu a determinação e fez ainda mais: matou não apenas 100, mas 200 filisteus – e fez isso antes do prazo dado pelo rei. E então tornou-se genro de Saul.
Ao lermos 1 Samuel, a partir do capítulo 19, vemos que o rei Saul planejava matar Davi. Ele começou a perceber que o Senhor estava com Davi e que sua filha, Mical, amava o marido. O ciúme começou a tomar conta da sua vida. Em 1 Samuel 19:11, a Bíblia nos diz: "Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem, e o matassem pela manhã..."
Mical soube do plano de seu pai e, como uma esposa que, depois do Senhor, colocava seu marido em primeiro lugar em sua vida, avisou a Davi e o ajudou num plano de fuga eficaz. A Bíblia nos diz que "Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou" (1Sa 19:12). Ela ficou debruçada na janela a observar aquele homem, que ela tanto amava, fugir para que a sua vida fosse salva. Ela sabia que seu pai jamais o pegaria, pois ela havia se casado com o homem... 1- que matara o gigante Golias; 2- que foi posto à prova a fim de poder casar com ela, tendo que matar cem filisteus mas, na verdade, matou duzentos. Davi era um homem segundo o coração de Deus. O Senhor estava com ele em todos os momentos de sua vida. Mical havia se casado com um homem íntegro que respeitava e amava o seu pai, o rei Saul. O rei queria matá-lo, era seu inimigo, mas ele, Davi, numa certa ocasião, podendo matá-lo disse: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor" (1Sa 24:6).
Mical tinha Davi como a pessoa mais importante de sua vida, pois ela o admirava e o amava. Ela o salvou da morte, porém, quando Davi já era rei, aconteceu algo que mudou o cenário da sua vida. Os personagens eram os mesmos (Mical e Davi), a cena era a mesma (Mical junto à janela), contudo, agora, o coração dela já não era o mesmo. Antes, ela tinha um coração cheio de amor e respeito pelo marido. Agora, o seu coração o desprezava. Ela se encontrava junto à janela e observava Davi que entrava em Jerusalém com a arca da aliança, pulando e dançando. Ela não gostou do que estava vendo. Ela o achou ridículo e o desprezou. Aquele mesmo coração que, junto à janela, o amou e o salvou da morte, agora, junto à mesma janela, o estava desprezando. Mical tinha traumas e feridas em seu coração. Afinal de contas, ela foi usada por seu pai para montar uma armadilha contra o homem que amava. Depois, quando ele fugiu e ela se recusou a ir junto, foi entregue como esposa para outro. E passados sete anos, foi tirada desse marido para ficar de novo com Davi. Traumas não resolvidos e emoções feridas tiraram o brilho de Mical. E mais do que isso: lhe trouxeram cegueira espiritual. Ela já não via Davi como um homem escolhido por Deus para reinar e não compreendia a alegria da presença do Senhor. Mical sentia-se como um joguete nas mãos dos dois homens da sua vida - Davi, seu marido e o rei Saul, seu pai. Seu pai obrigou-a a casar-se com outro homem e Davi, depois da morte de Saul, recebeu-a das mãos de um dos seus irmãos, para tornar ainda mais legítimo o seu reinado. Ela era princesa e, agora, foi transformada em rainha. Mical era rainha mas o seu coração não estava correto diante de Deus. Mical não estava em comunhão com o Senhor. Ela deixou que as tribulações de sua vida fossem transformadas na amargura que já fazia morada em seu coração Aqui estava ela, uma mulher que decidiu ter uma alma amargurada e que desprezava a verdadeira adoração ao Senhor. Ali estava Davi, o homem segundo o coração de Deus que, dando pulos de alegria, fazia a verdadeira adoração ao Senhor.
Significado do nome : Mical - hebraico, quem é como Deus.
Sem comentários:
Enviar um comentário