segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Mulheres da Biblia: Abigail

Abigail era uma mulher formosa que amava o Senhor. Ela estava sendo refinada como a prata mas, pacientemente, aceitava os ensinamentos de Deus. A cada dia, ela aprendia a conviver com um marido (Nabal) insensato, tolo e sem nenhuma sabedoria. Nabal, seu marido era um homem rico e próspero, porém duro e maligno. Ela ainda era generosa, inteligente e uma mulher pacificadora. Observando o seu marido, podemos ver que ele era um homem duro e muito mau. Por causa da dureza do seu coração, recusando ajudar com víveres a Davi e seus companheiros, ele pôs em risco a sua vida, a da sua família e servos.
Após o falecimento de Samuel, e o rei Saul ter sido rejeitado pelo Senhor, Daví foi escolhido por Deus para substituí-lo. Por esse motivo Saul queria matá-lo. Daí então Daví, o belemita, saiu da cidade e passou a habitar nas cavernas do deserto de Parã; acompanhado por um grupo de homens. O acampamento onde Daví estava, ficava próximo a fazenda de Nabal, que era um homem bem sucedido financeiramente. Diz a bíblia, que Daví mandou dez jovens ir ao encontro de Nabal, para lhe pedir alimentos, mas ele recusou em dar-lhe, e deixou os jovens voltar de mãos vazias. Pelo que Daví, muito se indignou, e na sua ira determinou junto com os seus quatrocentos homens, que lhe mataria e destruiria toda a sua casa.Em 1 Samuel 25:14-17 a Bíblia nos diz que Abigail foi avisada deste procedimento insensato do seu marido.
Um dos servos de Nabal, fez saber a Abigail, que seu marido havia negado alimentos a Daví. Pelo que ela saiu ao encontro de Daví, e procurou apaziguar a situação, dando a entender a Daví, que seu marido era um homem mau, tolo, sem entendimento, mas que ele perdoasse a sua atitude impensável, e que ela estava com bastante alimentos para suplemento dele e dos seus homens. Daví, louvou a sua atitude sábia e prudente e desistiu de matar o seu marido. Passado alguns dias, quase dez dias, o SENHOR feriu Nabal, e este faleceu, e Daví, tomou Abigail por mulher. Daví não só atentou para sua formosura, e sim por ver nela qualidades espirituais que lhe destacava, além da sua beleza.
AS QUALIDADES DE ABIGAIL: Temente a Deus. Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Pv.31.30. Sábia. Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos. Pv.14.1. Humilde. O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade. Pv.15.33. Prudente. A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do SENHOR vem a mulher prudente. Pv.19.14.
Significado do nome Abigail: Hebraico, fonte de alegria dos pais, fonte de prazer, manancial de felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...