domingo, 21 de janeiro de 2018

Mulheres da Biblia: Agar (a escrava Egipcia)

Agar era uma jovem natural do Egito. Ela aparece pela primeira vez na bíblia no capítulo 16 do livro de Gênesis. Agar era apenas a escrava de Abraão, um homem muito rico, e de sua esposa, Sara. Abraão e Sara eram nômades. Eles não tinham residência fixa. Iam de lugar em lugar procurando pasto para os seus rebanhos e água pra beber.
A Bíblia nos fala de um período em que Abraão e sua esposa tiveram que ir para o Egito por causa da fome que assolava Canaã. Chegando lá e com medo de morrer porque ele sabia que faraó iria se encantar com a beleza de Sara, decidiu, juntamente com ela, dizer que eles eram irmãos. Faraó, na verdade, se encantou com Sara e creu nesta mentira armada pelos dois. Agora, ela fazia parte do harém de faraó e este, por sua vez, deu a Abraão presentes. Certamente, Agar, a escrava egípcia, foi um destes presentes que ele recebeu. Receber uma escrava de presente é algo muito bom. Ele jamais poderia imaginar que ela iria se transformar em um dos maiores problemas que ele e sua esposa iriam enfrentar.
Agar era uma escrava. Ela servia pessoalmente a Sara, uma mulher muito rica. Para chegar a essa posição Ela precisou conquistar a confiança de sua patroa, pois era uma posição de destaque dentre os empregados de Abraão.
Sua senhora, Sarai, e seu senhor, Abrão, serviam um Deus que eles diziam ser o único Deus verdadeiro, e esse Deus prometeu a eles que teriam um filho. Deus tinha apontado tanto para as estrelas brilhantes espalhadas pelo céu acima deles quanto para os poeirentos grãos de areia abaixo deles, quando prometeu que sua descendência seria igualmente numerosa. Por meio desse filho especial, todas as famílias da terra seriam abençoadas. E Abrão acreditou nessa promessa! Mas isso não mudava os fatos. Mês após mês, Sara continuava sem filho, e mês após mês sua confiança no plano de Deus era testada. Os anos voaram e logo Sarai completou 76 anos de idade. Em desespero, ela se voltou a Agar como resposta para sua própria falta de filho. Se Agar, como serva, provesse a Abrão um filho, o filho seria considerado de Sara, e a promessa de Deus seria então cumprida. Abrão ouviu o plano de Sara, e, assim, Agar se tornou vítima de um esquema que não era dela, um esquema que envolvia tentar pressionar o Deus todo-poderoso para executar Sua promessa no tempo deles.
Deus parecia abençoar o plano de Sarai. Depois de se tornar esposa de Abrão, Agar engravidou. Naquele momento decisivo quando ela se deu conta de que estava grávida, toda a vida de Agar sofreu uma reviravolta. Ela não era mais apenas uma escrava egípcia. Ela não era mais uma vítima impotente. Agora ela estava carregando em seu útero o herdeiro de uma das maiores promessas, ou pelo menos era isso o que todos eles acreditavam. Agar fez o que sua senhora, Sarai, fora incapaz de fazer. E, naquele momento, Agar começou a menosprezar Sarai.
Agar passou de serva à mãe do herdeiro da casa e se deixou influenciar pela sensação de poder. Desprezou Sarai e foi punida por isso. Humilhada, fugiu grávida para longe dali. “Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição.” Isso foi o que prometeu o Anjo que lhe encontrou pelo caminho. E Agar voltou. Acreditando no que o Anjo lhe disse, porém, aceitou ser humilhada novamente, pelo bem da criança. Quando Ismael tinha 14 anos de idade, nasceu o segundo filho de Abraão, dessa vez do ventre de Sarai, agora já rebatizada como Sara. Como criança que era, Ismael caçoava do novo bebê e isso não agradava Sara.
A raiva da dona da casa se transformou em atitude da forma mais dura possível: no meio de uma madrugada, Abraão colocou para fora de casa Agar e Ismael. Apenas com pão e um odre de água, ela saiu errante pelo deserto.
A dor de ver o menino naquela situação de quase morte foi tanta que Agar chegou a deixá-lo só para não vê-lo morrer. Sentou-se distante e, mais uma vez, recebeu o Anjo. “Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo”, disse ele.
A promessa do Anjo foi cumprida, Ismael se tornou o patriarca de um dos maiores povos do mundo, mas tudo foi feito pelas mãos de sua mãe.
Significado do nome Agar: hebraico, estrangeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Restaurando Muralhas

Transformar vales secos em mananciais, (Salmo 84) , Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e d...